Presidenciais 2021 | Reportagem SIC : A Grande Ilusão

Ao ver a grande maioria dos comentários que circula nas páginas da SIC e no facebook em geral, é fácil concluir que a forma como os apoiantes do Chega! (CH) se mobilizam nas redes sociais é extraordinária. Isto demonstra como André Ventura tem mostrado ser um orador e um líder muito forte. Estamos em face de um fenómeno político, e é necessário colocar alguma luz.
Nestas presidenciais o deputado do ch tem aproveitado para fazer o que é o seu plano principal, uma campanha eleitoral para reforçar o seu partido. A candidatura à presidência não é mais do que um veículo. É assim, com grande entusiasmo que acolho o jornalismo que a sic apresenta para contrariar a maré de desinformação e obscuridade que envolve este partido. Acredito que quem os segue tem muita dificuldade a conseguir ver a enorme contradição entre as suas linhas de antissistema e anticorrupção e serem ao mesmo tempo um movimento que ultrapassa as fronteiras do que é a corrupção: começam com 30% de assinaturas falsas, têm ligações estranhíssimas com hells angels, superdragões/boxe do porto e uso de segurança ilegal, são apoiados por Ceaser Depaço um miltimilionário criminoso e aparentemente um grande mafioso, o líder do Porto José Lourenço e a gente dele recorre a tratamentos criminosos sistémicos a várias pessoas dentro do partido.
Diante tudo o que vem sendo provado o que é que fica de sólido neste partido e faz tê-lo tanta aderência? A grande ilusão, é claro.
Fico também muito surpreso com esta capacidade de retórica de descredibilizar jornalistas e toda a classe política.
Achava estranho que Portugal não tivesse um movimento forte do tipo trump, bolsonoro, vox, AfD, lega, ou ressemblement national. Afinal, não há nada de estranho.

Para finalizar quero reprovar os comentários de quem crítica este tipo de reportagens em tempo de campanha eleitoral, ou ainda que o facto de darem muito tempo de antena a Ventura que isso vai acabar por favorecê-lo. Se assim o é, ainda bem. Porque esta lógica de que o facto de provar que alguém não merece confiança, faz com que as pessoas votem ainda mais nesse alguém é totalmente inválida. E a ser verdade que é existe, tem de ser exposta. Se a forma de ser exposta é com votos, que o seja. Nesse momento parece-me evidente que o debate sobre a verdade e integridade aumentará e as decisão de voto de cada um serão melhor tomadas. Acredito que o CH está condenado ao fracasso. Se isso terá de passar com eles no governo…desconheço a resposta. Vai depender até que ponto esta tese favorosa de psicologia inversa se sustenta.

1 thought on “Presidenciais 2021 | Reportagem SIC : A Grande Ilusão

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s